AGRONOMIA

O agrônomo, como conhecedor das técnicas de cultivo e criação, tem como campo de atuação qualquer etapa da cadeia produtiva da agroindústria, possuindo uma visão ampla da cadeia de produção e do processo de comercialização.

Esse profissional atua ativamente no preparo do solo, controle de pragas, monitoramento da colheita, armazenamento e distribuição da safra, ou seja, participa ativamente de todas as etapas de produção, desde o plantio até o armazenamento e distribuição da mercadoria. E, também, vários outros serviços são desenvolvidos pelo agrônomo visando a garantia de uma produção lucrativa com qualidade, produtividade e conservação do meio ambiente.

O curso de agronomia é composto por disciplinas das ciências exatas e biológicas, anatomia, genética, mecânica, economia, estatística, entre outras. O estudo desses campos são importantes para entender fenômenos e princípios que envolvem o solo, plantas e animais.

Sendo, também, importante destacar que a tecnologia já é realidade no campo, desta forma, o futuro profissional deve também ter estreito relacionamento com as tecnologias que vem surgindo como drones, varejo eletrônico, agricultura de precisão e robotização de processos agrícolas.

Em geral, a Agronomia é uma área importante e crescente, com a demanda por profissionais bem treinados e qualificados continuando a aumentar. Se você está interessado em trabalhar na indústria agrícola, o curso de Agronomia pode ser uma excelente escolha de carreira.

OBJETIVO DO CURSO

O objetivo do curso de Agronomia é formar profissionais capacitados para atuar na gestão e produção sustentável no setor agropecuário, buscando a melhoria da qualidade e produtividade dos cultivos, a preservação dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento socioeconômico do meio rural.

O curso tem como objetivo principal oferecer uma formação técnico-científica sólida, que permita ao estudante adquirir conhecimentos em diversas áreas, como produção vegetal, produção animal, solos, clima, manejo de recursos naturais, entre outras. Além disso, busca-se desenvolver habilidades e competências que possibilitem ao egresso do curso exercer sua profissão com ética, responsabilidade social e compromisso com o meio ambiente.

PERFIL DO EGRESSO

O perfil do egresso de Agronomia é composto por um conjunto de habilidades e competências que o capacitam a exercer a profissão de agrônomo de forma ética e responsável, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário e do meio ambiente.
Entre as principais competências do egresso de Agronomia, destacam-se:

Conhecimento técnico-científico: o agrônomo deve possuir amplo conhecimento sobre as ciências agrárias, incluindo agronomia, zootecnia, fitotecnia, ecologia, genética, entre outras;

Habilidade para gerenciar processos produtivos: o agrônomo deve ser capaz de gerenciar todas as etapas do processo produtivo, desde o plantio até a colheita e a comercialização dos produtos agrícolas;

Capacidade para identificar problemas e propor soluções: o agrônomo deve ser capaz de identificar os principais problemas enfrentados na agricultura e propor soluções inovadoras e sustentáveis para superá-los;

Conhecimento em gestão ambiental: o agrônomo deve ter conhecimento em gestão ambiental e sustentabilidade, para atuar de forma consciente e responsável, minimizando os impactos ambientais decorrentes das atividades agropecuárias;

Habilidade para trabalhar em equipe: o agrônomo deve ser capaz de trabalhar em equipe, coordenando e liderando equipes multidisciplinares em projetos relacionados à agricultura;

Conhecimento em legislação e normas técnicas: o agrônomo deve estar atualizado em relação à legislação e normas técnicas relacionadas à agricultura, para atuar de forma adequada e em conformidade com as leis e regulamentos;

Habilidade para se comunicar: o agrônomo deve ter boa capacidade de comunicação oral e escrita, para transmitir informações de forma clara e objetiva, tanto para produtores rurais quanto para outros profissionais da área.

Com essas competências, o egresso de Agronomia está preparado para atuar em diversas áreas da agricultura, como produção vegetal, produção animal, manejo de solos, conservação de recursos naturais, consultoria técnica, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Ele pode trabalhar em empresas agrícolas, cooperativas, órgãos públicos, instituições de pesquisa e ensino, além de poder empreender no setor agropecuário.

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Biologia Geral60
Química Orgânica e Inorgânica60
Zoologia Agrícola60
Morfologia e Anatomia Vegetal60
Introdução à Agronomia30
Metodologia do Trabalho Acadêmico - MTA60

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Cálculo Diferencial e Integral60
Fundamentos de Física60
Genética Básica60
Desenho Técnico e Construção Rural60
Gênese, Morfologia e Classificação do Solo60
Dimensões Filosóficas, Sociológicas e Antropológicas - DFSA30

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Anatomia e Fisiologia Animal60
Bioquímica60
Agroecologia e Sustentabilidade30
Manejo de Bacias Hidrográficas30
Sistemática Vegetal60
Fisiologia Vegetal60
Optativa I30

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Estatística Aplicada60
Topografia e Cartografia60
Mecânica e Mecanização Agrícola60
Microbiologia Agrícola60
Gestão das Cadeias Produtivas60

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Forragicultura e Nutrição Animal60
Nutrição Mineral de Plantas60
Plantas Daninhas60
Fertilidade do Solo60
Gestão de Empreendimentos Rurais60

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Melhoramento Genético de Plantas e Biotecnologia60
Agrometeorologia60
Entomologia60
Manejo e Conservação do Solo60
Fitopatologia60
Projeto de Pesquisa30

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Cultura de Interesse Regional60
Tecnologia de Produção de Sementes e Mudas60
Hidráulica, Irrigação e Drenagem60
Fruticultura60
Extensão Rural60

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Avaliação e Perícia na Agropecuária60
Culturas Gramíneas de Importância Econômica60
Zootecnica Geral60
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento60
Olericultura60
Optativa II30

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Tecnologia de Produtos Agropecuários60
Paisagismo30
Culturas Energéticas60
Silvicultura e Extrativismo Vegetal60
Empreendedorismo30
Secagem e Armazenamento de Grãos60

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC30
Estágio Supervisionado300

MODALIDADE

Presencial

FORMAÇÃO

Bacharelado

DURAÇÃO

5 anos (10 semestres)

CARGA HORÁRIA

3630 horas

VAGAS

80

VALOR

R$ 1.249,56 (Ver Descontos)

Portaria de Renovação de Reconhecimento

n° 110 de 04/02/2021