O QUE É O ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sua primeira aplicação aconteceu em 2004 e é uma prova realizada a cada três anos, avaliando o rendimento dos cursos de graduação, em relação ao conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.

OBJETIVO

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

POR QUE É IMPORTANTE?

Realizar o ENADE é importante, pois, além de propiciar prestígio acadêmico, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. Permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas, bem como o do curso realizado com os outros da área no Estado, na Região e no País. Também poderá ser um diferencial importante para o seu histórico acadêmico. Por isso, a melhor atitude que o estudante pode ter é preparar-se para o ENADE do mesmo modo como o faria para um concurso público.

OS RESULTADOS

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria nº 40, de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

AGENDA

Preenchimento do Cadastro: 27 de Junho a 18 de Novembro de 2023.
Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social: 1 a 8 de Setembro de 2023.
Recurso da solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social: 16 a 22 de Setembro de 2023.
Preenchimento do Questionário do Estudante: 1 de Setembro a 25 de Novembro de 2023.
Indicação do Curso pelo Estudante Habilitado com mais de uma Inscrição: 1 a 15 de Setembro de 2023.
Solicitação de Dispensa: 4 de Janeiro de 2024 a 9 de Fevereiro de 2024.
Recurso das Solicitações de Dispensa: 21 de Fevereiro de 2024 a 6 de Março de 2024.
Inscrições: 27 de Junho a 31 de Agosto de 2023.
Aplicação da Prova: 26 de Novembro de 2023.
Abertura dos Portões: 12h.
Fechamento dos Portões: 13h.
Início da Prova: 13h30m.
Término da Prova: 17h30m.
Local: A definir.
Divulgação do Gabarito: 8 de Dezembro de 2023.
Divulgação dos Resultados: 10 de Setembro de 2024.

De acordo com o Inep, o edital com as datas de todas as etapas de realização do exame será publicado posteriormente.
Link: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/legislacao/enade

EDITAL

Desde 2017 as orientações relacionadas ao Enade são divulgadas através de Edital específico, publicado no Diário Oficial da União. O documento apresenta as diretrizes, os procedimentos e os prazos do exame.

O Edital referente ao ano de 2023 será divulgado neste link .

COMISSÃO INTERNA

O Grupo de Estudos e Avaliação (GEA) consiste em um instrumento de trabalho dinâmico com o intuito de apresentar um plano de melhoria com o objetivo de fomentar propostas para os cursos de graduação da Faculdade Guaraí – FAG para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que estão inseridos no ciclo de avaliação.