Sobre

O estágio curricular supervisionado é um processo de vivências e experiências da realidade educacional, realizado normalmente nos períodos letivos finais do curso. É caracterizado pela obrigatoriedade como atividade curricular, devendo possuir um supervisor e orientador geral, sendo o mesmo pertencente ao corpo docente do IESC-FAG, que terá o propósito de integrar a teoria e a prática dos conhecimentos gerais e específicos aplicados às áreas afins, superando assim, a ideia de que o estágio é o espaço reservado à prática, enquanto na sala de aula se discute a teoria.

O estágio está amparado pela lei nº 11.788/2008, que define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido em um ambiente de trabalho, visando à preparação para o trabalho produtivo do estudante. Não caracteriza relação de emprego, pois não tem vínculos empregatícios, porém conta como experiência.

Diferença Entre o Estágio Obrigatório e o Não Obrigatório

A principal diferença entre o estágio obrigatório e o não obrigatório é que o primeiro faz parte da matriz curricular do curso. Realizá-lo no período adequado e com a carga horária indicada é um requisito para que o aluno seja aprovado e obtenha seu diploma, isto é, ele funciona como uma matéria obrigatória.

Já o não obrigatório é totalmente opcional e desvinculado do projeto pedagógico do curso. No máximo, as horas de estágio podem ser aproveitadas como atividades acadêmicas complementares, isto é, tarefas extracurriculares que enriquecem o aprendizado durante a graduação.

Passo a Passo para Início de Estágio

1º Passo: Estar matriculado(a) na disciplina de estágio;

2º Passo: Apresentar cartão de vacina atualizado com as seguintes vacinas:

  • Febre Amarela - 1 dose;
  • Tríplice Viral - 2 doses;
  • Dupla - 3 doses;
  • Hepatite - 3 doses;
  • Influenza e Covid 19 - 04 doses.

3º Passo: Atualizar a foto do Portal Acadêmico para crachá;

4º Passo: Identificar e contatar o local onde realizará o estágio. Veja lista de empresas e entidades já conveniadas em Convênios Ativos. Caso o local escolhido não esteja listado entre siga as instruções que constam em Abertura de novo campo de estágio;

5º Passo: Preencher, assinar e entregar no setor de estágio o termo de cooperação de estágio.

Abertura de Novo Campo de Estágio

Para abertura de novos campos de estágio é necessário que seja firmado um convênio entre a empresa que cede o espaço/vaga de estágio e a Faculdade Guaraí. Para que esse convênio seja celebrado entre as partes, o interessado (acadêmico ou empresa) deve encaminhar ao e-mail estagios@iescfag.edu.br as seguintes informações para elaboração do termo de cooperação para estágio: nome da empresa, CNPJ, inscrição estadual e/ou municipal, endereço, nome do representante legal, CPF do representante legal, telefone e e-mail de contato.