Perfil Institucional

Missão

A busca contínua da verdade, a conservação, a construção e o desenvolvimento do saber para o bem da sociedade, concretizada e especificada a luz das ciências e tecnologia, da realidade do país e das necessidades de sua região, para oferecer um espaço educativo de formação de profissionais, de produção e significação de conhecimentos e de prestação de serviços à promoção humana.

Filosofia Institucional

Garantindo sua missão, o Instituto Educacional Santa Catarina define os princípios norteadores de sua prática pedagógica e filosofia de trabalho como Mantenedor da Faculdade Guaraí, através dos quatro pilares da educação, apontados pela UNESCO como eixos estruturais para a educação do novo milênio, segundo o Relatório para a UNESCO (2010), elaborado pela Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, a saber:

  1. APRENDER A CONHECER;
  2. APRENDER A FAZER;
  3. APRENDER A VIVER;
  4. APRENDER A SER.

O primeiro pilar que deve sustentar a educação é caracterizado pela busca do domínio dos instrumentos do conhecimento, com a finalidade de descobrir, compreender, incentivar a pesquisa, formando novos pesquisadores.

“Aprender a fazer” embora não possa ser visto isolado do primeiro pilar (aprender a conhecer), pode ser analisado como o pilar diretamente relacionado com a formação profissional, na medida em que se orienta o acadêmico a colocar em prática os seus conhecimentos, criando um elo entre saber sistematizado e as configurações do trabalho na sociedade vigente.

Sendo um grande desafio para a Educação, o terceiro pilar, “aprender a viver”, se refere a orientar os acadêmicos no processo de aprendizagem para a participação, a cooperação e, principalmente para a busca coletiva de soluções para os graves problemas sociais enfrentados na sociedade atual.

Integrando-se aos três pilares anteriores, “aprender a ser” se constitui na elaboração do pensamento autônomo e na visão crítica que venha a contribuir na formação própria dos valores. Nessa perspectiva, trabalhar-se-á para que o universitário seja cidadão e profissional comprometido e preparado para agir conscientemente nos reveses que a vida apresenta.

Esses quatro pilares que têm como finalidade nortear a Educação do novo milênio requerem ações pedagógicas diversificadas no que se refere ao fazer e pensar acadêmicos da Instituição, que deverá buscar gradativamente a construção coletiva, a interação recíproca com a sociedade, a construção permanente da qualidade de ensino, a integração entre ensino/pesquisa/extensão, o desenvolvimento curricular, a busca incessante entre a teoria e a prática e a adoção de metodologias de ensino que assegurem a aquisição do saber sistematizado pelos educandos.

Princípios

Os princípios são guias e fundamentam a elaboração de normas reguladoras internas, estabelecendo um ponto de partida de onde todas estas normas deverão surgir. Em outras palavras, são os parâmetros que norteiam a vida da FAG e pautam no relacionamento interno e externo (clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, sociedade, governo).

Assim, sendo, na organização e no desenvolvimento de suas atividades, a Faculdade Guaraí – FAG respeitará os seguintes princípios:

  • A busca pela qualidade do ensino superior;
  • Respeito à diversidade e a vida;
  • Formação ética buscando formar profissionais comprometidos com a cidadania e com a sustentabilidade;
  • Qualificação dos agentes educativos;
  • Indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão;
  • Desenvolvimento cultural no âmbito acadêmico e social;
  • Agilidade e compartilhamento de informações;
  • Humanização das relações interpessoais;
  • Eficiência e eficácia na gestão educacional.

Valores Institucionais

A Faculdade Guaraí – FAG é uma Instituição de ensino comprometida com a comunidade guaraiense e circunvizinhas, atuando com uma educação superior de qualidade e para isso expressa os seguintes valores:

  1. Solidariedade – formar cidadãos capazes de intervir em favor da comunidade;
  2. Respeito ao pluralismo e à diversidade – comunidade que luta pela equidade dos povos;
  3. Sustentabilidade socioambiental - promover o desenvolvimento sustentável da instituição nos aspectos, econômico-financeira, social e ambiental, mediante ações que proporcionem o respeito à biodiversidade;
  4. Excelência na academia - instituição com busca contínua de patamares de excelência acadêmica, em todas as suas áreas de atuação, em especial, no ensino, pesquisa e extensão.

Visão de Futuro

A Faculdade de Guaraí – FAG tem como visão “ser referência no Estado do Tocantins em excelência no ensino, pesquisa e extensão e no desenvolvimento sustentável, comprometida com as transformações do seu tempo”.

Objetivos

Os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da FAG definem as crenças, valores e propósitos da ação pedagógica nas dimensões humana cultural, sociopolítica e ética e uma educação de qualidade.

Objetivo Geral

A FAG, como objetivo geral, propõe uma pedagogia que oportunize ao educando, tanto no ensino, como na pesquisa e na extensão, construir o conhecimento, juntamente, com os educadores e aplicá-lo para transformar o ambiente de sua vivência de forma consciente, ética e sustentável.

Objetivos Específicos

A FAG tem como objetivos específicos:

  • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
  • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
  • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da produção científica e tecnológica geradas na instituição.

Áreas de atuação acadêmica

O Instituto Educacional Santa Catarina, por meio de sua entidade mantida, a Faculdade Guaraí em consonância com a sua missão, busca articular o processo de ensino, pesquisa e extensão com a vida em sociedade e, sobretudo com o processo de humanização e desenvolvimento cientifico, tecnológico e cultural.

A Faculdade Guaraí atua no ensino superior e compreendem as áreas das ciências sociais e aplicadas, ciências exatas e da terra, ciências humanas e ciências da saúde, e são ofertados os seguintes cursos: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas/Licenciatura, Direito, Educação Física/Licenciatura, Enfermagem, Fisioterapia e Pedagogia. Não obstante, a formação acadêmica da Faculdade Guaraí abrange a área da Cultura e da Arte e apoio institucional aos esportes.

Além dos cursos de graduação, a Faculdade Guaraí oferece cursos de pós-graduação nas áreas de Saúde, Educação e Agronegócio sempre em consonância com as necessidades atuais do mercado. O alto nível do corpo docente, o comprometimento da coordenação dos cursos e uma completa infraestrutura de ensino fazem da pós-graduação da Faculdade Guaraí uma opção segura para quem acredita que o saber constrói, em suas múltiplas dimensões, o sentido educativo da humanidade.

Missão

"A busca contínua da verdade, a conservação, a construção e o desenvolvimento do saber para o bem da sociedade, concretizada e especificada a luz das ciências e tecnologia, da realidade do país e das necessidades de sua região."

Área administrativa

Estamos aqui

Av. JK, 2541 | Guaraí - TO

CEP 77.700-000

Fone: (63) 3464-1289