Formas de Ingresso

Aqui você encontra as informações necessárias para ingressar em no IESC/FAG

Vestibular

O vestibular é o processo tradicional e mais usual para ingresso em nossa Instituição. Esta forma de ingresso avalia o domínio dos conteúdos ministrados no Ensino Médio, além da capacidade da articulação de ideias, fatos e dados através da realização de uma redação.

A seleção ocorre de forma regular e contínua no mês de novembro (para ingresso no próximo ano), onde são ofertadas vagas para todos os cursos disponíveis. Quando da disponibilidade de vagas, um processo adicional é realizado no mês de junho, para ingresso no mesmo ano da realização da prova/redação.

ProUni

O Prouni é um programa federal, operacionalizado pelo Ministério da Educação, que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas, para cursos de graduação e sequenciais, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

O candidato que optar pelo ingresso neste formato deve aguardar a abertura de inscrições pelo programa, realizadas semestralmente (quando existem vagas disponíveis). A seleção dos candidatos é realizada diretamente pelo programa, que informará nossa Instituição a lista dos aprovados e selecionados a efetivar matrícula.

FIES

O FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

O candidato que optar por esta forma de ingresso deve aguardar a abertura das inscrições pelo programa, realizadas semestralmente. A seleção dos candidatos é realizada diretamente pelo programa, que informará nossa Instituição a lista dos aprovados e selecionados a efetivar matrícula.

Diplomado

Você já é diplomado e pensa em fazer um novo curso? Nesta opção de ingresso é possível matricular-se sem realização do vestibular.

Conforme o artigo 90 do Regimento Geral da Instituição a avaliação do candidato portador de diploma de curso superior, será realizada pelo coordenador do curso que o candidato se interessa, através de compatibilidade e possíveis aproveitamento de conteúdo do histórico escolar, revisada por uma equipe de professores designada pela Direção.

As vagas destinadas a esta forma de ingresso são o resultado da diferença entre o total de vagas de um curso e o número de alunos matriculados neste mesmo curso.

Para participar deste processo de seleção deve-se procurar a Secretaria Acadêmica e protocolar a solicitação de matricula como diplomado apresentando a documentação exigida abaixo:
  • Diploma de Curso Superior devidamente registrado - Original e Cópia;
  • Carteira de Identidade - RG - Original;
  • Histórico Escolar do Curso Superior - Original e Cópia;
  • Sistema de Avaliação da Instituição de Origem Original e Cópia;
  • Conteúdos Programáticos - Cópia. 

Transferência Externa

A transferência externa é o método de ingresso onde os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação (reconhecido ou autorizado) de outras Instituições de Ensino Superior solicitam matricular-se em nossa Instituição, com isso dando continuidade aos estudos já iniciados na IES de origem ou mesmo em outro curso, podendo ou não aproveitar as disciplinas já cursadas e aprovadas.

O candidato interessado nesta forma de ingresso deve providenciar a documentação abaixo solicitada e protocolar junto a Secretaria Acadêmica sua solicitação. Os documentos entregues serão analisados e mediante a disponibilidade de vaga a Instituição tem até 30 dias para analisar e deferir, ou não, a solicitação.

As transferências ex-officio dar-se-ão na forma da Lei.

Quando da transferência de curso estrangeiro, a documentação original deverá ser acompanhada das respectivas traduções oficiais.

Documentos necessários para protocolar a solicitação de transferência:
  • Documento que comprove vínculo ativo com a Instituição de Origem;
  • Carteira de Identidade - RG - Original;
  • Histórico Escolar do Curso Superior - Original e Cópia;
  • Sistema de Avaliação da Instituição de Origem Original e Cópia;
  • Conteúdos Programáticos - Cópia.

Missão

"A busca contínua da verdade, a conservação, a construção e o desenvolvimento do saber para o bem da sociedade, concretizada e especificada a luz das ciências e tecnologia, da realidade do país e das necessidades de sua região."

Área administrativa

Estamos aqui

Av. JK, 2541 | Guaraí - TO

CEP 77.700-000

Fone: (63) 3464-1289