• 29 de agosto de 2023
  • Direção Acadêmica
Projeto de Extensão

PROJETOS EXTENSIONISTAS QUE PROMOVEM A LIGAÇÃO ENTRE A FACULDADE E A COMUNIDADE

A educação vai além das paredes da sala de aula, e o projeto extensionista realizado pela Faculdade Guaraí na Escola Estadual Irineu Albano é uma prova concreta disso.

A sinergia entre a Faculdade Guaraí e o Programa Eu Cidadão da Escola Estadual Irineu Albano deu origem a um projeto extensionista inspirador. Esse projeto abrangeu uma variedade de tópicos enriquecedores, desde saúde dos idosos até questões jurídicas, e deixou uma marca indelével tanto nos alunos quanto na comunidade.

Cuidando dos Idosos

A abordagem inclusiva do projeto destacou a importância da saúde dos idosos, promovendo uma compreensão compassiva das necessidades dessa geração. Palestras esclarecedoras e atividades práticas não apenas expandiram o conhecimento dos alunos, mas também fomentaram um senso de respeito e empatia pelos idosos.

Cultivando Conhecimento Através das Hortas Urbanas

A iniciativa de produção de pequenas hortas despertou uma conscientização sobre a origem dos alimentos e a importância da agricultura sustentável. A comunidade não só aprendeu a cultivar plantas, mas também a respeitar a interconexão entre a natureza e a alimentação saudável.

Um Olhar para o Bem-Estar Animal e Sustentabilidade

A orientação na criação de galinhas caipiras não apenas introduziu a comunidade à produção de alimentos, mas também ressaltou a relevância do bem-estar animal e da autossuficiência. Além disso, as oficinas de confecção de bebedouros com garrafa PET impulsionaram a consciência ambiental, incentivando a reutilização criativa.

Atividade Física para Uma Vida Equilibrada

O estímulo às atividades físicas dentro do projeto ajudou os idosos a compreenderem os benefícios de um estilo de vida ativo. Além de promover a saúde física, essas atividades proporcionaram lições de trabalho em equipe, disciplina e superação.

Conservando a Água e Conhecendo os Direitos

O projeto abordou questões essenciais, incluindo a captação de água da chuva para uma gestão hídrica mais eficiente, demonstrando práticas sustentáveis para a comunidade. Além disso, as orientações jurídicas ofereceram uma visão prática do sistema legal, empoderando os alunos com conhecimento essencial para exercerem seus direitos.

O projeto da Faculdade Guaraí no Programa Eu Cidadão da Escola Estadual Irineu Albano transcendeu as paredes da sala de aula. Essa abordagem holística para a educação expandiu horizontes, construiu habilidades práticas e fomentou uma mentalidade cidadã. Ao tocar em temas tão diversos, desde o cuidado com os idosos até a conscientização ambiental e direitos legais, o projeto deixou uma marca profunda e duradoura nas vidas dos alunos e na comunidade em geral. Esse é um exemplo notável de como a educação pode ser um agente de mudança positiva e capacitação pessoal.