História

Em 1998 foi desativado o Campus Universitário de Guaraí, mantido pela UNITINS, e para que a sociedade guaraiense não fosse privada do ensino superior, a Câmara Municipal de Guaraí aprovou, e o Prefeito Municipal, Sr. José Lomazzi Filho, sancionou a Lei Municipal nº 033, de 07 de dezembro de 1999, publicada no D.O.E. nº. 878, de 07/01/2000, que dispõe sobre a criação da Fundação de Desenvolvimento Educacional de Guaraí - FUNDEG, mantenedora do Instituto de Ensino Superior de Guaraí – IESG.

A FUNDEG, regida por um Estatuto, ficou sob a responsabilidade do Conselho Curador, e teve por finalidade a manutenção do Instituto de Ensino Superior de Guaraí - IESG, podendo firmar convênios, contratos ou acordos com instituições educacionais públicas e particulares, municipais, estaduais, federais e internacionais, na forma da lei.

O Parecer nº. 005/2000, aprovado em 27/01/2000, pelo Conselho Estadual de Educação do Tocantins, e o Decreto Governamental nº. 1.051, de 18 de outubro de 2000, publicado no D.O.E. nº. 910, de 14/04/2000, autorizaram o funcionamento do Instituto de Ensino Superior de Guaraí – IESG e a absorção dos cursos de Pedagogia e Letras do Campus Universitário de Guaraí mantidos pela UNITINS.

O INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA LTDA (IESC) iniciou suas atividades em 2003, propondo a formação de profissionais com um perfil generalista e ao mesmo tempo com grande conhecimento na futura área de atuação. Neste mesmo ano são solicitadas as autorizações para os cursos de Educação Física e Ciências Biológicas, ambos com vagas em licenciatura e bacharelado. Sendo as atividades iniciadas em 2005.

No primeiro semestre de 2003, foi implantado o curso de Administração de Empresas pelo Parecer CES/CEE-TO nº. 003/2003, aprovado em 31/01/2003, e pelo Decreto Governamental nº. 1.785, de 16/06/2003, publicado em Diário Oficial do Estado do Tocantins, nº 1.463, de 27/06/2003. No semestre seguinte, implantou-se o curso de Enfermagem pelo Parecer do CES/CEE-TO nº.121/2003, de 22/08/2003, e pelo Decreto Governamental nº. 1.843, de 04/09/2003. Em 2004/1, iniciou o curso de Agronomia pelo Parecer CES/CEE-TO, nº. 6/2004, de 30/01/2004 (Processo nº. 2003/2700/03888), e pelo Decreto Governamental nº. 2.027, de 17/03/2004, publicado no Diário Oficial de nº. 1.648. Para o semestre de 2009/1, foi aprovado o de Biomedicina, pelo Parecer CES/CEE-TO nº. 419/2008, aprovado em 19 de dezembro de 2008, pelo Decreto Governamental nº. 3.631, de 16 de fevereiro de 2009, e a sua Estrutura Curricular aprovada pela RESOLUÇÃO nº. 166 do CEE, de 19 de dezembro de 2008, porém a sua abertura ocorreu no segundo semestre de 2009. Em 26/11/2010, foi aprovado o Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia para Diplomados em Normal Superior, pelo Parecer do CEB/CEE-TO, nº 356/2010, (Processo n° 2010/2700/004991), porém, devido à falta de demanda, não houve abertura de turma. No primeiro semestre de 2011, foi autorizado o funcionamento do Curso de Direito e aprovada a Estrutura Curricular – CEE-TO, pelo Parecer nº 159/2011, aprovado em 13/04/2011, (Processo nº 2009/2700/005924).

Considerando que o termo Faculdade se aplica com maior rigor ao tipo de serviço educacional oferecido pela instituição mantida pela FUNDEG, mormente pelo fato notório do crescimento que se evidenciou pela criação de dois novos Cursos de Graduação, Administração e Enfermagem, e um de Pós-Graduação, lato sensu, Orientação Educacional, bem como o processo de implantação do Curso de Agronomia, a Câmara Municipal de Vereadores de Guaraí apreciou e aprovou o Projeto de Lei nº. 043/2003, de 14 de outubro de 2003. A lei nº. 036/2003, de 16 de outubro de 2003, “dispõe sobre a mudança da denominação de Instituto de Ensino Superior de Guaraí - IESG para FACULDADE GUARAÍ – FAG”.

A mudança efetuada não implicou em alteração nas atividades, projetos, contratos e planejamentos efetuados pela Instituição sob a antiga nomenclatura.

Em 2008, atendendo um Termo de Ajuste e Conduta entre o Ministério da Educação e o Ministério Público Federal, o estabelecimento caracterizado como Faculdades Públicas, não poderiam cobrar mensalidades. Assim como em outras localidades, o município não tendo obrigação de oferecer o ensino superior, através da FUNDEG, iniciou um processo licitatório para a venda de sua mantida. Atendendo ao Edital SERES/MEC Nº 01, de 09 de agosto de 2011 que regulamenta a migração do sistema estadual para o sistema federal, a Instituição, protocolou no sistema e-MEC a documentação necessária. Em audiência pública no dia 18 de outubro de 2011, o Instituto Educacional Santa Catarina - IESC, com sede no município de Jaraguá do Sul-SC, adquire a FAG. No dia 7 de janeiro de 2012, o IESC assume a direção e gestão da Faculdade Guaraí. Através da Portaria MEC n.º 105, de 7 de março de 2013 (DOU seção 1, n. 46, de 8 de março de 2013) o MEC aprova a transferência de mantença da Instituição para o Instituto Educacional Santa Catariana, com o compromisso de realizar melhorias e continuar oferecendo um ensino de qualidade aos seus alunos.

Em 2013, foi autorizado o funcionamento do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, pela Portaria MEC nº 540, de 23/11/2013 – D.O.U nº 208, de 25/11/2013 e o curso de Fisioterapia, pela Portaria MEC nº 538, de 23/10/2013. Ambos os cursos iniciaram suas turmas em 2014/1.

Em 2014, foi autorizado o funcionamento do curso de Educação Física – Licenciatura pela Portaria MEC nº 341, de 29/05/2014. A Abertura desta turma se deu em 2014/2.

Em 2017, houve a autorização de funcionamento do curso de Engenharia Civil pela Portaria MEC nº 1096, de 24/10/2017, sendo que a abertura da primeira turma se deu em 2018/1.

Já no ano de 2018, foi autorizado o funcionamento do curso de Zootecnia pela Portaria MEC nº 14 de 09/01/2018 e sua efetiva abertura de turma, ocorrido em 2018/2. Em novembro de 2021, por força da portaria nº 1277 de 18 de novembro, houve a autorização para oferta do curso de Farmácia, com abertura de turma já em 2022/1. Atualmente a Faculdade Guaraí oferece 12 (doze) cursos conforme relação a seguir:

CódigoCursoAto Regulatório
69287Administração de Empresas - BachareladoPortaria de Renovação de Reconhecimento de Curso Nº 949 de 30/08/2021
74058Agronomia - BachareladoPortaria de Renovação de Reconhecimento de Curso Nº 110 de 05/02/2021
1156175Biomedicina – BachareladoPortaria de Renovação de Reconhecimento de Curso Nº 110 de 05/02/2021
1204892Ciências Biológicas - LicenciaturaPortaria de Reconhecimento de Curso Nº 766 de 21/07/2017
1156176Direito - BachareladoPortaria de Renovação de Reconhecimento de Curso Nº 207 de 07/07/2020
1204891Educação Física - LicenciaturaPortaria de Reconhecimento de Curso Nº 646 de 20/09/2018
69285Enfermagem – BachareladoPortaria de Renovação de Reconhecimento de Curso Nº 110 de 05/02/2021
1331222Engenharia Civil – BachareladoPortaria de Autorização Nº 1096 de 24/10/2017
1527027Farmácia – BachareladoPortaria de Autorização Nº 1277 de 18/11/2021
1204890Fisioterapia - BachareladoPortaria de Renovação de Reconhecimento de Curso Nº 110 de 05/02/2012
61284Pedagogia – LicenciaturaPortaria de Renovação de Reconhecimento de Curso Nº 538 de 23/09/2016
1330856Zootecnia - BachareladoPortaria de Autorização Nº 14 de 08/01/2018

Inserção Regional da Faculdade Guaraí

O Estado do Tocantins está localizado a sudeste da região norte do país com uma área de 277.620 km². É um dos nove estados que formam a região Amazônica. A maior parte do território do Tocantins é formada por planícies e ou áreas suavemente onduladas. A metade do território do Tocantins (50,25%) é formada por áreas de preservação, unidades de conservação e bacias hídricas. O Estado do Tocantins possui área de 13.921.035 hectares que têm vocação para a produção agropecuária. O Estado do Tocantins, o mais novo da federação, é a 24ª economia brasileira, representa 0,5% da economia nacional. Além disso, ocupa a 15ª posição no ranking de maiores renda per capita dentre estados brasileiros. A vegetação do Estado é formada pelo cerrado (87% do território) e divide espaço, sobretudo, com a floresta de transição amazônica. A metade do território do Tocantins (50,25%) é de áreas de preservação, unidades de conservação e bacias hídricas, fator este que grande número de animais silvestres habitam a região.

O município de Guaraí localiza-se na região central do Estado de Tocantins, distante 180 Km de Palmas, capital do Estado, e situa-se as margens da BR 153. O município é sede da 6ª Região Administrativa do Estado do Tocantins. Guaraí possui uma população estimada de 26.403 habitantes (IBGE, 2021) e um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM de 0,741 (IBGE, 2010).

A Faculdade Guaraí atende uma demanda acadêmica regional dos municípios vizinhos tais como Presidente Kennedy, Fortaleza do Tabocão, Rio dos Bois, Miranorte, Miracema, Pedro Afonso, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins, Itacajá, Itaporã do Tocantins, Itapiratins, Colmeia, Couto de Magalhães, Goianorte, Pequizeiro, Centenário, Tupirama, Colinas do Tocantins, além de outros municípios tocantinenses e de Estados circunvizinhos, atendendo uma demanda populacional em torno de 145 mil habitantes. Segundo os dados cadastrais fornecidos pela Secretaria Acadêmica, cerca de 80% dos seus estudantes moram na região de abrangência do IESC-FAG. Esses estudantes, por fazerem parte dessa comunidade, são mais identificados com os seus problemas sócio comunitários e certamente estarão mais comprometidos com a proposta de interação universidade-comunidade, possibilitando o retorno a esta última, seja por meio de sua participação em projetos de pesquisa e/ou programas de extensão, seja por meio de sua futura atuação profissional nessa ou noutras regiões.

Se geograficamente a Faculdade Guaraí está bem localizada, socialmente ela tem sido de grande importância. Esta região apresenta grande carência de profissionais em todas as áreas do conhecimento e, a Faculdade Guaraí, têm contribuído para mudar essa situação, por meio do oferecimento de cursos alinhados com a vocação regional.

Identidade Estratégica

Missão

A busca contínua da verdade, a conservação, a construção e o desenvolvimento do saber para o bem da sociedade, concretizada e especificada a luz das ciências e tecnologia, da realidade do país e das necessidades de sua região, para oferecer um espaço educativo de formação de profissionais, de produção e significação de conhecimentos e de prestação de serviços à promoção humana.

Filosofia Institucional

Garantindo sua missão, o Instituto Educacional Santa Catarina define os princípios norteadores de sua prática pedagógica e filosofia de trabalho como Mantenedor da Faculdade Guaraí, através dos quatro pilares da educação, apontados pela UNESCO como eixos estruturais para a educação do novo milênio, segundo o Relatório para a UNESCO (2010), elaborado pela Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, a saber:

APRENDER A CONHECER;

APRENDER A FAZER;

APRENDER A VIVER;

APRENDER A SER.

O primeiro pilar que deve sustentar a educação é caracterizado pela busca do domínio dos instrumentos do conhecimento, com a finalidade de descobrir, compreender, incentivar a pesquisa, formando novos pesquisadores.

“Aprender a fazer” embora não possa ser visto isolado do primeiro pilar (aprender a conhecer), pode ser analisado como o pilar diretamente relacionado com a formação profissional, na medida em que se orienta o acadêmico a colocar em prática os seus conhecimentos, criando um elo entre saber sistematizado e as configurações do trabalho na sociedade vigente.

Sendo um grande desafio para a Educação, o terceiro pilar, “aprender a viver”, se refere a orientar os acadêmicos no processo de aprendizagem para a participação, a cooperação e, principalmente para a busca coletiva de soluções para os graves problemas sociais enfrentados na sociedade atual.

Integrando-se aos três pilares anteriores, “aprender a ser” se constitui na elaboração do pensamento autônomo e na visão crítica que venha a contribuir na formação própria dos valores. Nessa perspectiva, trabalhar-se-á para que o universitário seja cidadão e profissional comprometido e preparado para agir conscientemente nos reveses que a vida apresenta.

Esses quatro pilares que têm como finalidade nortear a Educação do novo milênio requerem ações pedagógicas diversificadas no que se refere ao fazer e pensar acadêmicos da Instituição, que deverá buscar gradativamente a construção coletiva, a interação recíproca com a sociedade, a construção permanente da qualidade de ensino, a integração entre ensino/pesquisa/extensão, o desenvolvimento curricular, a busca incessante entre a teoria e a prática e a adoção de metodologias de ensino que assegurem a aquisição do saber sistematizado pelos educandos.

Princípios

Os princípios são guias e fundamentam a elaboração de normas reguladoras internas, estabelecendo um ponto de partida de onde todas estas normas deverão surgir. Em outras palavras, são os parâmetros que norteiam a vida da FAG e pautam no relacionamento interno e externo (clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, sociedade, governo).

Assim, sendo, na organização e no desenvolvimento de suas atividades, a Faculdade Guaraí – FAG respeitará os seguintes princípios:

A busca pela qualidade do ensino superior;

Respeito à diversidade e a vida;

Formação ética buscando formar profissionais comprometidos com a cidadania e com a sustentabilidade;

Qualificação dos agentes educativos;

Indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão;

Desenvolvimento cultural no âmbito acadêmico e social;

Agilidade e compartilhamento de informações;

Humanização das relações interpessoais;

Eficiência e eficácia na gestão educacional.

Valores Institucionais

A Faculdade Guaraí – FAG é uma Instituição de ensino comprometida com a comunidade guaraiense e circunvizinhas, atuando com uma educação superior de qualidade e para isso expressa os seguintes valores:

Solidariedade – formar cidadãos capazes de intervir em favor da comunidade;

Respeito ao pluralismo e à diversidade – comunidade que luta pela equidade dos povos;

Sustentabilidade socioambiental - promover o desenvolvimento sustentável da instituição nos aspectos, econômico-financeira, social e ambiental, mediante ações que proporcionem o respeito à biodiversidade;

Excelência na academia - instituição com busca contínua de patamares de excelência acadêmica, em todas as suas áreas de atuação, em especial, no ensino, pesquisa e extensão.

Visão de Futuro

A Faculdade de Guaraí – FAG tem como visão “ser referência no Estado do Tocantins em excelência no ensino, pesquisa e extensão e no desenvolvimento sustentável, comprometida com as transformações do seu tempo”.

Objetivos

Os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da FAG definem as crenças, valores e propósitos da ação pedagógica nas dimensões humana cultural, sociopolítica e ética e uma educação de qualidade.

Geral

A FAG, como objetivo geral, propõe uma pedagogia que oportunize ao educando, tanto no ensino, como na pesquisa e na extensão, construir o conhecimento, juntamente, com os educadores e aplicá-lo para transformar o ambiente de sua vivência de forma consciente, ética e sustentável.

Específicos

A FAG tem como objetivos específicos:

Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da produção científica e tecnológica geradas na instituição.

Áreas de Atuação Acadêmica

O Instituto Educacional Santa Catarina, por meio de sua entidade mantida, a Faculdade Guaraí em consonância com a sua missão, busca articular o processo de ensino, pesquisa e extensão com a vida em sociedade e, sobretudo com o processo de humanização e desenvolvimento científico, tecnológico e cultural.

A Faculdade Guaraí atua no ensino superior e compreendem as áreas das ciências sociais e aplicadas, ciências exatas e da terra, ciências humanas e ciências da saúde, e são ofertados os seguintes cursos: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas/Licenciatura, Direito, Educação Física/Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia e Zootecnia. Não obstante, a formação acadêmica da Faculdade Guaraí abrange a área da Cultura e da Arte e apoio institucional aos esportes.

Além dos cursos de graduação, a Faculdade Guaraí oferece cursos de pós-graduação nas áreas de Saúde, Educação e Agronegócio sempre em consonância com as necessidades atuais do mercado. O alto nível do corpo docente, o comprometimento da coordenação dos cursos e uma completa infraestrutura de ensino fazem da pós-graduação da Faculdade Guaraí uma opção segura para quem acredita que o saber constrói, em suas múltiplas dimensões, o sentido educativo da humanidade.