PEDAGOGIA

O curso de Pedagogia é uma graduação que tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na área da educação, em diversos contextos e níveis. É uma formação que aborda tanto a teoria quanto a prática da educação, incluindo aspectos psicológicos, sociológicos, históricos e filosóficos.

Durante o curso, os estudantes aprendem sobre as diferentes abordagens pedagógicas, aspectos ligados a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, as técnicas de ensino e avaliação, a gestão escolar, a educação inclusiva, a educação infantil, a educação de jovens e adultos, políticas públicas formuladas a partir de demandas educacionais, aspectos da educação no terceiro setor entre outros temas relevantes para a formação de um profissional da área.

Os graduados em Pedagogia podem atuar em diversas áreas, como escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, universidades, empresas, organizações não governamentais, editoras e outras instituições que trabalham com educação. As possibilidades de atuação são amplas e variadas, e podem incluir desde a docência, coordenação, gestão educacional e a consultoria pedagógica.

Em resumo, o curso de Pedagogia é uma opção interessante para quem tem interesse em trabalhar com educação e contribuir para o desenvolvimento humano e social através da educação nos diferentes espaços de atuação.

OBJETIVO DO CURSO

O curso de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na área da educação, seja na gestão escolar, coordenação pedagógica, na docência, na produção de materiais didáticos, na pesquisa, entre outras possibilidades. Dentre os objetivos específicos do curso de Pedagogia, podemos citar:

Formar profissionais capazes de compreender as dimensões teóricas e práticas do processo educacional, desde a educação infantil até o ensino superior;

Desenvolver habilidades e competências necessárias para a gestão escolar, incluindo a capacidade de liderança, de planejamento e de gestão de recursos humanos e financeiros;

Promover a formação de professores capazes de atuar em diferentes contextos educacionais, com domínio de técnicas pedagógicas e metodologias de ensino inovadoras;

Estimular a pesquisa científica na área da educação, por meio da produção de conhecimento relevante para a área e da reflexão crítica sobre as práticas educativas;

Promover a reflexão crítica sobre as políticas públicas de educação e suas implicações para a sociedade;

Desenvolver habilidades para a identificação e resolução de problemas educacionais, incluindo a promoção da inclusão e da diversidade na educação;

Estimular a formação de profissionais comprometidos com a ética e a responsabilidade social, capazes de atuar de forma crítica e reflexiva em prol do desenvolvimento humano e social.

O curso de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na área da educação em suas diferentes áreas de atuação, com habilidades e competências teóricas e práticas que os permitam contribuir de forma significativa para o desenvolvimento humano e social, por meio da promoção de uma educação de qualidade, acessível e inclusiva.

PERFIL DO EGRESSO

O perfil do egresso de Pedagogia é o conjunto de habilidades, competências e conhecimentos que o estudante deve desenvolver ao longo do curso para se tornar um profissional capacitado para atuar na área da educação. Dentre as principais características que se espera de um egresso de Pedagogia, podemos citar:

Conhecimentos teóricos: o egresso de Pedagogia deve ter um amplo conhecimento teórico sobre os processos de aprendizagem, desenvolvimento humano, políticas educacionais, gestão escolar, metodologias de ensino, entre outros temas relacionados à área da educação.

Habilidades práticas: além do conhecimento teórico, o egresso de Pedagogia deve ter habilidades práticas para atuar em diferentes contextos educacionais, como escolas, ONGs, empresas, instituições públicas, entre outros. Isso inclui habilidades de comunicação, liderança, resolução de problemas, trabalho em equipe, entre outras.

Pensamento crítico e reflexivo: o egresso de Pedagogia deve ser capaz de analisar criticamente as práticas educativas, refletir sobre suas ações e tomar decisões embasadas em evidências teóricas e empíricas.

Sensibilidade social: o egresso de Pedagogia deve ter sensibilidade para compreender e lidar com as diversidades culturais, sociais e étnicas que permeiam a educação, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade.

Atitude ética e comprometida: o egresso de Pedagogia deve ter uma atitude ética e comprometida com o desenvolvimento humano e social, buscando sempre a promoção de uma educação de qualidade e acessível a todos.

O egresso de Pedagogia deve ter um amplo conjunto de habilidades, competências e conhecimentos que o capacitem para atuar de forma efetiva na área da educação em seus diferentes espaços de atuação, promovendo o desenvolvimento humano e social e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis.

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Filosofia da Educação60
Metodologia do Trabalho Acadêmico60
Fundamentos da Educação60
Introdução a Pedagogia60
Psicologia da Educação60

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Prática de Iniciação a Docência I60
Temas Contemporâneos60
Sociologia da Educação30
Psicologia do Desenvolvimento60
Primeiros Socorros30
Ética e Cidadania30
Educação, Saúde e Ambiente30

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Prática de Iniciação à Docência II60
Psicologia da Aprendizagem60
Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico60
Educação em Espaços não Escolares60
Dimensões Filosóficas Sociológico e Antropológicas30
História da Educação60

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Prática de Iniciação à Docência III60
Didática Geral60
Princípios e Métodos de Gestão Educacional60
Legislação da Educação Básica60
Fundamentos e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil60
Avaliação dos Processos de Ensino60

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Prática de Iniciação à Docência IV60
Educação Inclusiva e o Ensino de Libras60
Literatura Infanto-Juvenil60
Ludicidade, Jogos e Brincadeiras60
Fundamentos e Práticas Metodológicas de Alfabetização60
Estágio Supervisionado I (Gestão e Coordenação Escolar)100

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática60
Fundamentos e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa60
Fundamentos e Metodologias da Prática do Movimento
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências60
Prática de Iniciação a Docência V60
Estágio Supervisionado II (Creche e Pré-Escola)100

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Prática de Iniciação a Docência VI60
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia60
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Arte60
Fundamentos e Metodologias da Educação Especial60
Fundamentos e Metodologias do Ensino de História60
Projeto de Pesquisa30
Estágio Supervisionado III (Anos Iniciais do Ensino Fundamental)100

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Prática de Iniciação a Docência VII40
Políticas Públicas e Educação60
Antropologia e Educação60
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC30
Práticas Curriculares e Metodologicas da Educação do Campo e Indigena60
Fundamentos e Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos60
Estagio Supervisionado IV (Educação Especial)100

MODALIDADE

Presencial

FORMAÇÃO

Licenciatura

DURAÇÃO

4 anos (8 semestres)

CARGA HORÁRIA

3253 horas

VAGAS

50

VALOR

R$ 738,37 (Ver Descontos)

Portaria de Renovação de Reconhecimento

nº 538 de 23/09/2016